Você está em

A Blog Post

Perfil do Cinema: Personagem Tyler Durden

The Narrator, também conhecido como Tyler Durden, é um personagem fictício que aparece como o principal protagonista e antagonista do romance Fight Club, de Chuck Palahniuk, na adaptação cinematográfica de mesmo nome de 1999, no jogo eletrônico baseado no filme, e na HQ Fight Club 2. O personagem tem transtorno dissociativo de identidade, e é retratado como um homem sem nome conhecido como o Narrador, durante o dia, enquanto ele se torna o caótico e carismático Tyler Durden à noite, durante os períodos de insônia.

Em 1999, o filme Fight Club, baseado no romance de Palahniuk e dirigido por David Fincher, o Narrador é interpretado por Edward Norton, enquanto Tyler é interpretado por Brad Pitt. Os atores começaram a preparação para suas funções, tendo aulas de boxe, lutando, taekwondo, e saboaria. Pitt tomou a decisão de visitar um dentista para ter pedaços de seus dentes da frente quebrados para que o personagem de Tyler tivesse dentes imperfeitos. Os pedaços foram restaurados após a produção do filme ser concluída.

A retratação do Narrador e Tyler do filme é semelhante ao do romance, com algumas diferenças. Ao contrário do romance, os dois se encontram, durante um vôo, em vez de em uma praia de nudismo, e a cinemática encarnação de Tyler não assassina qualquer pessoa, ao contrário da versão literária. Além disso, enquanto o romance termina com o Narrador em um hospital psiquiátrico, o filme termina com o Narrador e Marla em um arranha-céu, com vista para o horizonte, que é detonado devido aos explosivos do Projeto Mayhem.


Como no romance, o Narrador não tem um nome, embora o script refere-se a ele como “Jack”. Enquanto o romance apresenta o Narrador, referindo-se a ele como “Joe” dos artigos do Reader’s Digest, a adaptação para o cinema substitui o “Joe” com “Jack”.

Em 2008, Tyler foi selecionado pela Empire magazine como o melhor personagem do filme de todos os tempos. Quando a lista foi refeita em 2015, ele foi colocado no número 8.