Você está em

A Blog Post

Perfil do Cinema: Personagem Batman

Batman é um personagem fictício, um super-herói da banda desenhada americana publicada pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome “o Bat-Man”, o personagem também é conhecido por vários epítetos como “o Cruzado de Capa” (The Caped Crusader), “o Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight), e “o Maior Detective do Mundo” ( The World’s Greatest Detective).

A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman.

Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem superpoderes; faz uso do seu intelecto de gênio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Coringa.

No Cinema
Na década de 1940, dois seriados, O Batman (1943) e Batman & Robin, estrelaram o herói, interpretado por Lewis Wilson no primeiro e Robert Lowery no segundo. Em 1966, foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem à série de TV estrelada por Adam West. A partir de 1989, diversos filmes do personagem foram feitos: Tim Burton dirigiu Batman (1989) e Batman Returns (1992); Joel Schumacher dirigu Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997); e Christopher Nolan dirigiu Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). O heroi também apareceu em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e Liga da Justiça (2017), ambos dirigidos por Zack Snyder.